A concepção de um software de matemática para auxiliar na aprendizagem dos alunos da primeira série do ensino médio no estudo das funções exponenciais e logarítmicas



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Araújo, Elpídio de

Orientador: Bongiovanni, Vincenzo


Assunto: Software,Softwares Educacionais,Programas de Computadores,Matematica,Aprendizagem,Funcao,Exponenciais,Logaritmos,Educacao matematica,Matematica - Estudo e ensino,Matematica - Ensino com auxilio do computador,Software,Educational Software,Computer Programs,Mathematics,Learning,Functions,Exponential and Logarithms


Resumo: Este trabalho tem como objetivo conceber para alunos do Ensino Médio um Software Educacional de Matemática. As questões desenvolvidas neste software têm como objetivo auxiliar na aprendizagem das funções exponenciais e logarítmicas. Elas proporcionarão aos seus usuários informações que contribuirão para o desenvolvimento das atividades. Como nosso foco principal é o aluno, a sua inserção num ambiente informatizado abre uma opção a mais para a sua aprendizagem. O desenvolvimento do software utilizou como base pesquisas realizadas com os professores que ministram aulas no Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada do Estado de São Paulo. O tema principal da investigação foi a dificuldade que os alunos apresentam na compreensão das funções exponenciais e logarítmicas. Este trabalho procura responder a seguinte questão: em que medida a utilização de um software como ferramenta didática no estudo de conteúdos matemáticos relacionados com as funções exponenciais e logarítmicas contribui na aprendizagem do aluno? As atividades foram concebidas a partir das necessidades identificadas na pesquisa com os professores. A aplicação do software desenvolveu nos alunos uma atitude positiva em relação à resolução das questões.,


Abstract: This research job has as goal to think up a Mathematics Educational Software for the high school students. The developed questions in this software have as goal to help in the learning of exponential and logarithm functions that will provide the users with informations that will contribute to the development of the planned activities. Our main focus is the student , thus his insertion in a computerized environment opens up one more option to his learning. The development of the software utilized, as basis, researches involving teachers of Elementary School and High School from private and public schools of São Paulo state. The main theme of the investigation was the difficulty that the students present on the comprehension of the exponential and logarithm functions. This research job hunts for an answer for the following inquiry: At which measure the software utilization as teaching tool of the Mathematics contents, related on exponential and logarithm functions, may contribute to the students learning? The activities were thought up based on the needs of the students identified during the research teachers. The software application promoted, in the students, a positive attitude in relation to the solutions of the proposals questions.


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-11-22

Tags: